Clarissas Capuchinhas: 42 anos de Brasil
O Mosteiro “Nossa Senhora do Brasil” foi o primeiro da ORDEM DAS CLARISSAS CAPUHINHAS a ser fundado no Brasil; por iniciativa do então Provincial dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Dom Frei Ângelo Domingos Salvador (1975/1978), que desejava impulsionar o trabalho missionário de seus confrades com a oração das Irmãs. Recebeu o apoio do Bispo Dom Benedito Zorzi (Diocese de Caxias do Sul). Feita a solicitação à Madre Presidente da Federação Italiana a equipe das fundadoras resultou formada por três Irmãs do Mosteiro de Veneza (Mestre) e duas do Mosteiro de Garbatella).
Pela dificuldade em obter o visto para entrada no país, naquele período de ditatura, a chegada das Irmãs se atrasou por quase um ano, acontecendo finalmente em 21 de janeiro de 1979. Ao passarem pela alfândega do Rio de Janeiro, os funcionários se admiraram muito com a idade das mesmas (a mais jovem tinha 47 anos de idade): “Que vieram fazer?!” Se perguntaram duvidosos.
Na Itália o mês de janeiro é o mês mais frio e elas estavam bem agasalhadas, mas por não terem bagagem de mão, pois tudo havia sido despachado por navio, precisaram colocar os agasalhos mais pesados em sacolas de plástico... E foi com essas sacolas que chegaram em Porto Alegre, como pobres que iriam viver no meio dos pobres. De fato a prospectiva era fundar o Mosteiro em Caxias do Sul - sede da Casa Provincial dos Freis Capuchinhos - no bairro pobre de Santa Fé, mas foi constatado não haver aí as mínimas condições e as muitas procuras de um terreno adequado não deram resultado.
O Provincial Frei Carlos Zagonel (1978/1981) ofereceu então um terreno em Flores da Cunha, lugar onde o povo, em maioria de descendência italiana, cultivava a lembrança de um Frei Capuchinho – Salvador Pinzetta, atualmente em processo de beatificação. Os Capuchinhos – muito estimados pelas Irmãs Clarissas – pediram hospitalidade no Mosteiro de São Damião (Porto Alegre); foram doze dias de gozo espiritual, amabilidade e alegre convívio, também pela assistência espiritual recebido de Frei Lázaro Iriarte, Delegado nomeado pelo Ministro Geral para todas as Clarissas Capuchinhas, que acompanhou as Irmãs na viagem ao Brasil e ia ao Mosteiro até em baixo de chuva...
Dia 1º de fevereiro aconteceu a chegada em Caxias do Sul, em uma habitação provisória, cedida generosamente pelas Irmãs de São José. A acolhida, com a Celebração Eucarística que contou com a participação do Bispo Dom Benedito Zorzi e seu auxiliar Dom Paulo Moretto, de Frei Ângelo Salvador e Frei Osório Bebber, alguns confrades e fiéis, juntamente com Frei Lázaro que fez um belo e profundo comentário sobre um mosteiro de Vida Contemplativa, deu muito ânimo às Irmãs.
Concluídas as obras, após dois anos e nove meses de trabalho, as Irmãs finalmente mudaram-se para o mosteiro no dia 24 de outubro de 1981, era a concretização do sonho missionário de levar o carisma de Santa Clara sob a inspiração da Venerável Maria Lourença Longo a todos os continentes. A inauguração do Mosteiro Nossa Senhora do Brasil deu-se a oito de dezembro do mesmo ano, solenidade da Imaculada Conceição, com uma Missa campal, que reuniu centenas de fiéis na rua em frente ao Mosteiro. Nele uma grande faixa confeccionada por Irmã Margarida (Irmã de São José) fazia eco ao pensamento de muitos: “Uma presença silenciosa e escondida que questiona o mundo”.
Na Missa de inauguração teve o ingresso da primeira Clarissa Capuchinha brasileira, a Irmã Maria Glicéria, que manteve correspondência com as fundadoras ainda na Itália, e pertencia à Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Com vocações florescentes, no dia 5 de agosto de 2003, cinco Irmãs partiram para a fundação de um novo mosteiro no estado de Amapá, atendendo a pedido de Dom João Risatti, Bispo de Macapá.
Atualmente a Ordem das Clarissas Capuchinhas conta com cinco mosteiros no Brasil, dois pertencentes à Federação Italiana e três à Federação Mexicana, todos frutos da semente lançada com fé e perseverança no “santo serviço do Senhor”.