Encontro da Comissão de Bens Culturais da CCB

Encontro da Comissão de Bens Culturais da CCB

Dos dias 12 a 15 de setembro de 2024, aconteceu na cidade de Belém, no estado do Pará, o VII Encontro da Comissão dos Bens Culturais Capuchinhos do Brasil. No referido encontro estiveram reunidos frades e colaboradores dos projetos de conservação e preservação de acervos e bens históricos e culturais das províncias capuchinhas de quase todo o país.

Essa foi uma edição comemorativa de 10 anos dos trabalhos dessa equipe. Nela a coordenação anterior fez o lançamento da nova edição da Cartilha que aponta orientações e dão algumas luzes para os trabalhos com os bens capuchinhos. A equipe trabalhou quase dois anos nesse projeto. Neste encontro também foram propostos vários momentos de estudos sobre áreas específicas e necessárias para a conservação do patrimônio que é histórico e cultural.

Acesse aqui a Cartilha

Nesta edição comemorativa se destacou ainda a presença da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na pessoa do Padre Luciano da Silva Roberto. O padre em sua abordagem de estudo dirigiu algumas reflexões que apontam para os principais valores da conservação do patrimônio. Em sua fala ele destacava que a Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB), na instância dos Bens Culturais, foi a primeira experiência ligada à vida religiosa com que a CNBB teve contato.

Um grande destaque para esse encontro deve ser dado pela Carta Patrimonial lançada ao término do encontro na Festa da Exaltação da Santa Cruz. Essa carta traz no corpo de seu texto um pouco da historicidade franciscano-capuchinha. Fala do presente e aponta algumas perspectivas para o futuro. É olhando para trás que sabemos para onde queremos ir.

Na atual situação também foi feita a eleição da nova coordenação para a equipe. A saber, foram eleitos: Frei Adriano Cézar de Oliveira, da Província de Minas Gerais (coordenador); Frei Raúl Gustavo Brasil Falcón, da Custódia do Amazonas e Roraima (vice-coordenador); Maria Iraci Soares Monteiro, colaboradora da Província do Maranhão, Pará, Amapá e Cuba (secretária) e Frei Marinaldo Caetano de Jesus da Província de São Paulo e Chile (segundo secretário). Essa equipe trabalhará à frente da equipe até 2026, quando acontecerá o VIII Encontro em Minas Gerais.

Que sejam prósperos os próximos passos dessa equipe e que, inspirados pelo Senhor, possam ajudar a conservar a história de todos os frades capuchinhos e do povo que contribuiu para as suas missões em terras brasileiras. Que a Virgem Maria, em sua vontade de servir, possa interceder por cada um e lhes ensine pela história a ser fiéis ao seu chamado.

Autor:
Frei Francisco Lima de Albuquerque, OFMCap
No items found.
Comente