Gratos à Formação Inicial
Prestes a professar solenemente os Votos de consagração à Vida Religiosa, f. Alexandre Meireles e fr. Gustavo Cardoso expressam seus sentimentos de gratidão.
Nossa gratidão à Província Nossa Senhora do Carmo por nos proporcionar o ambiente para o crescimento, amadurecimento e consagração perpétua. Agradecer não é uma simples menção jurídica, genérica e anônima, mas uma maneira confiante e correta de gratidão a todos os frades de nossa província. Fazemos parte desta há pouco mais de uma década, portanto, parte da Ordem desde 2015, com nossa primeira profissão, e agora, estaremos definitivamente inscritos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; o dom da nossa vocação religiosa é um tesouro guardado como que em vasos de barro (2Cor 4,7).
Foram os frades que nos acolheram. Foram os capuchinhos do Maranhão, Pará e Amapá, sob o influxo do Espírito Santo, que nos fizeram capuchinhos. A identidade franciscana é, por assim dizer, transmitida pela fraternidade. Vejamos, a título de apresentação, como isso se deu em nós.
Frei Gustavo Cardoso é natural de Barra do Corda-Ma. Eu, Frei Alexandre Meireles, sou de Açailândia-Ma. Nossas cidades são marcadas pelo testemunho dos frades capuchinhos. Em ambas as realidades não nos faltaram os ilustres e saudosos missionários, construtores do Reino de Deus nas realidades diversas de nossas paróquias. Nossas famílias de origem são católicas; todas marcadas pela devoção popular e pelo acompanhamento espiritual dos Capuchinhos. Isso foi determinante no nosso processo vocacional.
Nosso primeiro ano de postulando (2012) foi na cidade de Benjamin Constant-AM; um ano atípico da nossa caminhada, pois éramos a primeira turma desta experiência de cooperação interprovincial que durou um triênio, por isso somos gratos aos confrades da Custódia do Amazonas e Roraima.
Os próximos anos e etapas seguiram o curso normal com muita serenidade. Passamos por Marabá (2013); Macapá (2014); São Luís (2015-2017); Porto-Franco (2018) e Cuba (2018). Por fim, atualmente estamos em Belém (2019-2021), cursando o penúltimo ano de Teologia e, com nossa Profissão Perpétua, deixaremos a formação inicial e começaremos a formação especial.
Agradecemos aos nossos familiares, confrades, amigos e benfeitores (as) pela cooperação e afeição fraterna.
Nossa Profissão Perpétua acontecerá no dia 17 de setembro de 2021; festa da Impressão das chagas de São Francisco.
Por fim, pedimos a bênção do Altíssimo e Bom Senhor sobre todos vós.
Deus, pela intercessão da Virgem Maria e São Francisco de Assis, lhe abençoe abundantemente. Amém.