Paróquia Santo Antônio de Hidrolândia (GO) tem novo Pároco
Na noite do dia 16 de novembro de 2023, Dom João Justino, Arcebispo de Goiânia, presidiu a Eucaristia na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Hidrolândia (GO). Durante a celebração, Dom João deu posse ao novo pároco daquela comunidade, Frei Mateus Venâncio Lopes, OFMCap e acolheu os dois vigários que vão apoiar no apostolado paroquial: Frei José Basto e Frei José Domingos.
A celebração contou ainda com a participação do Frei Jairo Silva, Vigário Provincial, Frei Jussié José, pároco cessante e Conselheiro Provincial, Frei Rubens Morais, Conselheiro Provincial e Secretário para Pastoral e Missão, além de diversos outros confrades e presbíteros. A comunidade paroquial também compareceu em peso para acolher a nova fraternidade de Hidrolândia que tem como patrono São Leopoldo Mandic.
Sobre a missão do pároco, a Congregação para o Clero diz em sua Instrução - O Presbítero, Pastor e Guia da Comunidade Paroquial:
O pároco, de modo especial, deve ser o tecelão paciente da comunhão da sua paróquia com a sua Igreja particular e com a Igreja universal. Deveria ser também um verdadeiro modelo de adesão ao Magistério perene da Igreja e à sua grande disciplina. (Parágrafo 16)
Sem dúvidas que, como pastor, o pároco deve sempre procurar assemelhar-se a Jesus Bom Pastor. Esse foi um dos pontos ressaltados por Dom João Justino em sua homilia.
Já frei Mateus, em sintonia com o Caminho Sinodal proposto pela Igreja, afirmou que irá caminhar junto com a comunidade paroquial, como também prevê a forma de apostolado Capuchinho.
A vida fraterna é o primeiro serviço de evangelização; por isso, tudo o que fazemos é expressão de toda a fraternidade. (Ratio Formationis 72)
Paróquia Santo Antônio
A Paróquia Santo Antônio foi fundada no dia 13 de junho de 1953, por Dom Emmanuel Gomes de Oliveira, Arcebispo da então Arquidiocese de Goiás e Padre Quintiliano, do clero diocesano, foi nomeado o primeiro pároco.
Em 20 de Janeiro de 1957, a Paróquia de Santo Antônio foi assumida pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, pelos freis que estavam formando a circunscrição que mais tarde se chamaria Província Nossa Senhora de Fátima do Brasil Central. Primeiro chegou frei Demétrio Zanchetta e, em seguida, os freis Balduíno Brusquete, Leônidas Salvador, Adriano Luiz Picolli e Alfredo Salton.
Nos últimos anos, frei Jussié esteve como pároco e também guardião da Fraternidade São Leopoldo, contando com a ajuda dos Freis Messias e Sebastião, como Vigários Paroquiais.
Biografias
Frei Mateus Venâncio Lopes nasceu em Goianésia (GO), filho de David Ribeiro de Souza e Marlene Lopes da Cunha. Sua Profissão Temporária foi no dia 04 de outubro de 2014 na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Paróquia Santo Antônio) em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia (GO) já a Profissão Perpétua aconteceu no dia 06 de abril de 2019 no Santuário Nossa Senhora de Fátima em Brasília (DF). Foi ordenado Diácono na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande (MS), por Dom frei Janusz Marian Daneckino, OFMConv, dia 12 de fevereiro de 2022 e Presbítero no dia 7 de janeiro de 2023, na Paróquia Nossa Senhora d'Abadia, em Niquelândia (GO), por Dom frei Carlos Silva, OFMCap. Nos últimos anos, frei Mateus esteve na Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande (MS), como formador dos Pós-noviços.
Frei José Domingos Tereza nasceu em Córrego do Barreiro (Itapaci - GO), filho de Divina Maria da Silva Domingos e Edmundo Domingos Tereza. Fez sua Profissão Temporária no dia 25 de janeiro de 1984 em Hidrolândia (GO) e Profissão Perpétua no dia 24 de setembro de 1989 em Campo Grande (MS). Foi ordenado Diácono no dia 11 de novembro de 1989 em Rio Verde do Mato Grosso (MS), por Dom Frei Angelo Domingos Salvador, OFMCap, e Presbítero no dia 21 de julho de 1990 em Goiânia (GO), por Dom Antônio Ribeiro de Oliveira. Antes de ser transferido para Hidrolândia, frei José Domingos estava em Goiânia onde exercia a função de Guardião e Vigário Paroquial. Na fraternidade São Leopoldo Mandic, também exercerá a função de Guardião.
Frei José Basto da Silva,o frei Zezinho, nasceu em Gararu (SE), filho de Maria José dos Santos e Manoel Basto da Silva. Emitiu sua Profissão Temporária no dia 25 de janeiro de 1992 na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Paróquia Santo Antônio) em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia (GO) e a Profissão Perpétua no dia 19 de março de 1995 em Piracanjuba (GO). A Ordenação Diaconal foi celebrada no dia 1º de outubro de 1995 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Campo Grande (MS), por Dom frei Osório Bebber, OFMCap, e a Ordenação Presbiteral no dia 16 de junho de 1996 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Juína (MT), Dom Antonio Possamai, SDB. Nos últimos anos, frei Zezinho estava servindo como pároco na Paróquia São Francisco de Assis, em Águas Lindas de Goiás, no entorno de Brasília.
Frei Devison da Silva do Nascimento, é frade Pós-noviço, estudante de Filosofia e também vai compor a fraternidade de Hidrolândia. Ele nasceu no ano de 2001 em Capanema (PA). Filho de Deise do Carmo Lima da Silva e Edilson Santos do Nascimento. Foi acolhido na Casa de Formação do Postulado, em Águas Lindas de Goiás, no dia 25 de janeiro de 2020. Deu início ao ano do Noviciado no dia 6 de janeiro de 2022, em Joinville (SC) e fez sua Profissão Temporária no dia 8 de janeiro de 2023, na Paróquia Santo Antônio de Hidrolândia (GO).
(Fotos da Missa: Fúlvio Costa | Comunicação Paróquia Santo Antônio)