Postulantes participam de formação tendo em vista o Projeto de Vida
Entre os dias 15 a 19 de setembro aconteceu, na Casa do Postulado, em Águas Lindas de Goiás, mais uma formação com os postulantes Franciscanos Capuchinhos da Província Nossa Senhora de Fátima do Brasil Central.
Os encontros formativos contemplaram os dois anos da etapa, sendo para os do segundo ano uma revisão do Projeto de Vida elaborado no ano anterior. Já para o postulante Pedro Diógenes, que está no primeiro ano, esta foi a segunda semana formativa sobre autoconhecimento em vista do Projeto de Vida.
Os estudos são continuidade de uma primeira semana formativa, onde trabalhamos o processo de passagem do discernimento vocacional para o postulado, ampliando nesta segunda semana para a compreensão do carisma pessoal e institucional, ou seja, o carisma francisclariano. As atividades formativas que correspondam às necessidades pessoais para um amadurecimento nos planos afetivo, espiritual e intelectual em vista de uma resposta vocacional mais consciente do processo pessoal, do chamado de Deus e dos apelos missionários (Cf. IV CPO, nº 62).
Esta formação visa atender a natureza do postulado, onde diz que “o postulado, como primeiro período da iniciação, é tempo do discernimento e da escolha da vida franciscana. Durante esse período, o candidato, em estreito contato com a fraternidade, fica conhecendo o nosso modo de viver. A fraternidade, por seu lado, conhece melhor o candidato para discernir e dar uma resposta responsável a seu pedido” (IV CPO, nº 62).
Os temas são trabalhados de forma expositiva, com textos, desertos pessoais e partilhas, buscando aprofundar sobre como é o Carisma pessoal e institucional em vista do Reino. Possibilita ao formando integrar a bagagem que traz consigo aos valores que encontra na instituição religiosa, proporcionando ao postulante elaborar seu Projeto de Vida pessoal em consonância com projeto Provincial.